O que é a Indústria 4.0?

O conceito da Indústria 4.0 se baseia em sistemas físicos (como máquinas) e virtuais (como programas de computador). Estes sistemas se comunicam, se articulam e se relacionam de forma eficiente, orgânica e autônoma.

Ou seja, as máquinas presentes em uma indústria poderão utilizar dados e inteligência artificial para se autorregularem e tomarem decisões. Isto aumentará a produtividade das fábricas sem a necessidade do ser humano.

Por isso os processos de produção tendem a se tornar mais autônomos, customizáveis e eficientes.

Algumas vantagens trazidas pela Indústria 4.0

A confecção está preparada para a Indústria 4.0?

A indústria da confecção poderia ser uma das grandes beneficiárias da implementação da Indústria 4.0. Isto porque agrega características de redução de custo e possibilidade de personalização da produção para que ela se adeque a customizações de cada cliente.

Entretanto, para que isso aconteça é necessário dar o primeiro passo, que é automatizar seus processos produtivos com máquinas e sistemas que já estão aptos a realizar essas tarefas.

Como a Indústria 4.0 pode ajudar na gestão da produção

A implementação da Indústria 4.0 poderia beneficiar especialmente etapas específicas da produção de uma confecção. Como exemplo podemos citar o corte, costura e tinturaria. Nestes exemplos é possível otimizar o sincronismo das máquinas, diminuindo os gargalos e deixando que ela se autogerencie para possibilitar customizações.

Algumas iniciativas de tecnologias precursoras já podem ser vistas no mercado e podem ser utilizadas na confecção. É o caso, por exemplo, de Internet das Coisas (IoT), em que as máquinas conseguem se comunicar entre elas para elevar produtividade e criar indicadores sem precedentes.

Infelizmente, ainda não há registros de empresas de confecção que estão no patamar de uma Indústria 4.0. Mas os profissionais devem se preparar para o futuro, pois o perfil desses profissionais deverão ser diferentes dos encontrados hoje.

O que o profissional precisa saber para trabalhar em uma Indústria 4.0

Terão que saber que vão atuar em sistemas ciber-físicos. Ou seja, que o fluxo de produção, o fluxo de materiais e a montagem dos produtos da fábrica inteligente serão feitos tanto no mundo real quanto no mundo virtual.

Essa nova realidade trará mudanças nas funções e nas responsabilidades dos profissionais. Entre as alterações previstas estão mudanças nos conteúdos das tarefas e na organização do trabalho, virtualização de processos e sequências de trabalho e aumento da flexibilidade das horas de trabalho.

Deverão ter atitude para mudar e para propor soluções para as suas empresas. Além disso,  buscar formação e conhecimento multidisciplinar e trabalhar em equipe e em rede.

Abaixo algumas capacidades necessárias para esse profissional do futuro:

Renata Cavaletti

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *