Qual a hora certa para trocar de ERP? Ter um Sistema de gestão é de total importância para empresas de todos os portes, mas em muitos casos deixam de atender as necessidades da gestão da empresa e é neste momento que você deve pensar se não é a hora certa de trocar de ERP.

O investimento em um Software de Gestão ERP é reconhecido por muitos gestores e empreendedores, já que os benefícios gerados por ele abrangem diversos processos dentro da organização e ajudam a alavancar os resultados.

A dúvida que sempre existe é qual a necessidade de trocar de ERP e quando isso deve ser feito.

Já parou para pensar se o seu sistema apresenta um desempenho satisfatório ou se as deficiências superam as vantagens?

Quer saber se é o momento de fazer uma substituição?

TROCAR DE erp quando não oferece mais a sua empresa a possibilidade de crescer

A escalabilidade é uma característica desejável em todo o sistema, em uma rede ou em um processo, que indica sua capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer. Contudo, é muito comum encontrar soluções que não possuem essa qualidade e, consequentemente, se tornam ineficazes à medida que o negócio se expande.

O que acontece nesses casos?

– as rotinas não são executadas devidamente;

– as funcionalidades não se encaixam adequadamente nos processos;

– os relatórios ficam incompletos, entre outras falhas.

Se isso ocorre na sua organização, é um sintoma claro de que é hora de trocar de ERP.

Quando um novo tipo de relatório passa a ser necessário para acompanhar determinada rotina ou quando novos fluxos de trabalho são criados e o sistema não oferece funcionalidades para esses casos.

O que isso quer dizer?

Isso quer dizer que a ferramenta usada atualmente não possui a capacidade de atender às demandas do seu negócio.

Tradicionalmente, as soluções eram desenvolvidas e os processos é que tinham que ser adaptados para se adequar à ferramenta. Entretanto, atualmente é possível encontrar opções cada vez mais flexíveis e completas, que podem se enquadrar ao seu negócio. 

outro motivo para trocar de erp É QUANDO o ATENDIMENTO DO SUPORTE NÃO É SATISFATÓRIO

O atendimento e o suporte da empresa desenvolvedora devem estar de acordo com a demanda do seu negócio, e se possível, serem realizados proativamente.

Nesse caso, vale a pena se questionar:

– quando realizados, o atendimento e o suporte são satisfatórios?

– a empresa fornecedora está preocupada com o seu nível de satisfação?

– os treinamentos oferecidos (para novos colaboradores ou novas funcionalidades) são eficazes?

– existe agilidade no atendimento, oferecendo solução para os problemas em tempo hábil?

– existe um alto custo para a realização de visitas técnicas, a ponto de torná-las inviáveis? Por meio dessas perguntas, torna-se possível identificar a qualidade do relacionamento da sua empresa com a fornecedora do software e se existem boas perspectivas futuras.

 

QUANDO É NECESSÁRIO INVESTIR EM OUTRAS FERRAMENTAS E CONTROLES

Existe o uso de muitas planilhas fora do sistema ou é necessário investir em outros softwares e ferramentas para controlar determinados processos?

Se a resposta for positiva para o investimento em outras ferramentas, é provável que o momento de trocar de ERP tenha chegado.

objetivo por trás dessa solução é justamente automatizar diversos processos e áreas dentro da empresa. Portanto, não faz sentido algum manter um sistema que não contemple as atividades e requer a utilização de outros recursos separadamente.

Isso é especialmente importante em situações que envolvem adequação fiscal e a legislação vigente. Como são questões cruciais para a perenidade do negócio e podem acarretar multas onerosas, espera-se que o ERP forneça um bom suporte e que os parâmetros estejam adequados e dentro das exigências.

 

Como podemos ver, é possível perceber quando chegou o momento de trocar de ERP.

Ignorar os sinais é sinônimo de:

– gerir operações ineficientes;

– aumentar a incidência de erros;

– não ter total controle sobre as informações;

– tornar os processos mais demorados e complexos;

– além do risco de descumprir alguma norma e sofrer penalizações.

Gostou de saber um pouco mais sobre a hora de trocar de ERP? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Então entre em contato conosco e esclareça essas questões agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *