E-commerce significa “Comércio Eletrônico” e é um modelo de comércio que utiliza como base plataformas eletrônicas, como computadores, smartphones, tablets e etc. Basicamente, E-commerce trata-se de todo tipo de comercialização de bens comerciais através de dispositivos eletrônicos. É um setor que está em alta e tende a crescer muito nos próximos anos.

De modo geral, o comércio eletrônico tem atraído muita atenção não só dos clientes, mas também dos empreendedores. Se você está aqui, provavelmente já sabe que, para montar uma loja virtual, não precisa de um investimento tão alto, pode trabalhar diretamente de casa, vender para o país inteiro etc.

COMO FUNCIONA UM E-COMMERCE?

1) ESCOLHENDO NICHO E PRODUTOS

Antes de qualquer coisa, você precisa definir qual será o seu nicho de mercado. Se já sabe com quais produtos vai atuar, chegou a hora de validá-los. Para isso, comece vendendo em marketplaces e redes sociais, esse é o momento de descobrir se o mercado realmente está precisando daquilo que você quer oferecer.

2) PLATAFORMA

Depois de ter suas primeiras vendas feitas via Facebook, Instagram, Mercado Livre, WordPress e quaisquer outras plataformas, chegou a hora de dar cara à sua loja virtual. Para fazer isso, você vai contratar uma plataforma de e-commerce!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, contratar uma plataforma para sua loja virtual não é um bicho de sete cabeças. Existem opções que já vêm prontas, você só precisa pagar uma pequena mensalidade para utilizar.

3) MEIOS DE PAGAMENTO

Como funcionam os meios de pagamento no e-commerce?

Ao começar uma loja virtual, o ideal é que você ofereça o máximo possível de formas de pagamento… Fazendo isso, você dá flexibilidade para que o cliente pague como achar melhor, evitando desistências.

O caminho mais simples para fazer isso é trabalhando com intermediadores de pagamento, que facilitam a vida do cliente oferecendo pagamentos via cartão de crédito, débito ou boleto (tudo feito pela internet).

Vastamente indicadas para pequenos empreendedores, empresas como PayPal e Pagseguro evitam que você precise assinar contratos burocráticos com bancos e operadoras de cartão.

Os intermediadores de pagamento economizam seu tempo e garantem toda a segurança do cliente. O varejista online, para ter essa facilidade, repassa uma pequena comissão sobre suas vendas.

4) LOGÍSTICA NO E-COMMERCE (COMO SÃO FEITAS AS ENTREGAS?)

No Brasil, os Correios são os parceiros de 9 a cada 10 e-commerces em funcionamento. Se você está começando, é provável que também escolha essa empresa para fazer suas entregas.

Para o pequeno empreendedor, o que recomendamos é que se informe muito bem sobre o contrato firmado entre lojas virtuais e Correios.

No mais, se os seus produtos não forem muito pesados, volumosos ou perecíveis, os Correios provavelmente serão mesmo a melhor opção.

5) DIVULGAÇÃO

Assim como em qualquer outro negócio, um e-commerce precisa de campanhas de marketing para alavancar suas vendas.

A vantagem do marketing digital é que, optando pelas estratégia corretas,você pode ter excelentes resultados sem gastar muito com isso.

As principais ferramentas a serem utilizadas serão Google Adwords Facebook Ads.

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