Quer saber os Desafios do Varejo em 2018, 2019, 2020?…
Como planejar o futuro sem considerar as tendências?
Como encantar os clientes sem se antecipar aos seus desejos ?
Como perceber os desejos do consumidor sem estudar os novos comportamentos?

Muitos são os desafios do Varejo e o principal deles, é sem dúvida, manter o cliente fiel, e isso só se dá se o cliente estiver encantado com o produto e atendimento.

Quais as dicas para manter o cliente conectado a sua loja?

#1 – Conheça seu cliente o máximo possível, mas não force a amizade.

Criar uma falsa intimidade ou forçar um relacionamento é a pior estratégia. Todo mundo gosta de ser chamado pelo nome, mas forçar alguém, que está olhando a vitrine, a se apresentar, não é um convite para entrar, mas um motivo para que o cliente corra. Treinar sua equipe para ser agradável, inclui não ser invasivo.

#2 – A opinião alheia nem sempre é importante.

Observe o biotipo e estilo pessoal do cliente antes de sugerir os “modelitos mais legais da loja”.

Tentar convencer que a moça que veste 42, mas diz que veste 40,  está linda na calça que evidencia as gordurinhas localizadas não vai ajudar em nada.

Ela quer parecer magra, mas não é cega… Ofereça modelos que valorizem o que ela tem de melhor e faça ela se sentir linda. Acredite, a opinião dela é mais importante que a sua. Treine sua equipe para deixar o cliente satisfeito e não para vender a qualquer custo.

#3 – Represente o seu discurso.

Você sabia que consumidores pagam até 25% a mais só porque a marca ou loja promove algo que beneficie o meio ambiente ou traga algum beneficio para a sociedade?

O novo consumidor não acredita em blá blá blá. Ele quer provas! Então é importante que sua empresa tenha valores que sejam evidenciados pelo comportamento da sua equipe. Para isso,  a Missão, Visão e Valores tem que ser  de conhecimento de todos e esses três pilares devem ser constantemente relembrados.

#4 – Se o assunto é sério para o seu consumidor, é sério para você também.

Antigamente as pessoas se sentiam representantes das marcas, hoje elas buscam marcas que as representem.

Com base nisso, é natural que os consumidores se aproximem de marcas na qual se identificam de alguma forma, estilo de vida, visual, status ou outro fator.

O inverso também é verdadeiro: eles se afastam, deixam de consumir e podem até promover boicotes às marcas que possuam posturas consideradas “agressivas” aquilo que acreditam.

Resumindo: para ter clientes fieis, seja fieis aos valores dos seus clientes.

#5 – Online ou offline, não importa: o cliente é o mesmo.

Por mais que seja verdadeiro, a diferença de custo entre o online e o offline não é algo que o consumidor queira entender. Ele quer sim, entrar na loja para provar a roupa e efetuar a compra depois, provavelmente pelo app. Ele também aceita comprar pelo site e retirar na loja.

Ter uma loja física, que funciona mais como um show room é a grande tendencia, então não só pense sobre isso, mas se adapte a isso. E lembre-se, a porta de entrada do cliente não será tão importante, se ele estiver entrando.

Em lojas físicas,  E-commerce ou qualquer outro ponto de contato, é importante ter o mesmo tom e principalmente o mesmo preço.

Afinal o cliente é mesmo, o que mudou foi o canal.

Mirtis Fernandes
CPO da VST Soluções e Softwares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *