Antes de falarmos sobre produção sustentável devemos lembrar que o conceito de sustentabilidade tem sido debatido em todas as instâncias da sociedade, desde a produção até o consumo final.
As novas demandas do consumidor contemporâneo, que buscam produtos que respeitem o meio ambiente e sejam produzidos de forma racional, fazem a produção sustentável ganhar cada vez mais espaço.
A adoção de práticas sustentáveis, mesmo na produção em grande escala, é um desafio e também uma vantagem competitiva para o setor de moda.
A perspectiva é de crescimento e de boa aceitação para empreendimentos que apostem nesse conceito.
A produção sustentável é aquela que incorpora, ao longo de todo o ciclo do produto, as melhores alternativas possíveis para minimizar custos ambientais e sociais.
Ou seja, preocupa-se com os limites da capacidade de oferta de recursos naturais, bem como a capacidade do meio ambiente absorver os impactos da produção.
Em outras palavras, uma produção sustentável considera o ciclo completo dos produtos, buscando alongar a vida útil dos mesmos e reaproveitá-los, ao máximo, por meio da reciclagem, em novas cadeias produtivas.
A lógica da produção com mais sustentabilidade visa otimizar o uso de insumos e matérias-primas, como requisito para aumentar a competitividade dos negócios.
Desta forma, os ganhos ocorrem em duas partes: a dos ganhos econômicos (com a redução no custo de produção) e a dos ganhos ambientais (com a minimização do consumo de água, energia e matéria-prima).
O que é a Moda Sustentável?
A moda sustentável é aquela que, em todas as suas etapas, preza pelo respeito ao meio ambiente e à sociedade, valorizando as pessoas envolvidas na produção e incentivando o consumo consciente.
Com base nesses princípios, trabalha-se com matérias-primas menos poluentes, também produzidas de forma sustentável. Busca-se a redução do desperdício e o uso racional de recursos como água e energia elétrica.
O conceito de sustentabilidade aplicado à moda propõe produção mais humanizada, sem a exploração da mão de obra, com remuneração mais justa. Além disso, produzem peças cujo design e funcionalidade favoreçam o uso duradouro.
Como tornar a sua empresa mais sustentável?
- Otimização do consumo de matérias-primas e insumos no processo produtivo;
- Reformulação de produtos, visando a geração de menos poluição e a minimização de recursos para sua fabricação;
- Reciclagem de sobras e resíduos de matérias-primas e insumos;
- Substituição de equipamentos (ou tecnologias) obsoletos ou pouco eficientes;
- Uso de equipamentos economizadores de água;
- Controle de vazamentos;
- Uso de água da chuva;
- Reuso de água;
- Treinamento com os funcionários visando a redução do consumo de água e energia;
- Redução dos materiais perigosos utilizados e lançados no meio ambiente;
- Uso de sistemas automáticos de iluminação;
- Manutenção periódica de equipamentos;
- Uso de lâmpadas econômicas;
- Reformas/ajustes visando melhor utilização de luz e/ou ventilação natural;
- Reformas/ajustes visando redução dos ganhos térmicos solares;
- Eliminação de equipamentos ligados sem uso;
- Padronização do processo produtivo;
- Redução do uso excessivo de embalagens.